top of page

Fisioterapia Pélvica

Qual sua importância?


Cada vez mais, tem se falado sobre a importância da saúde íntima feminina. A fisioterapia pélvica é uma das especialidades que ajuda a mulher a preparar seu corpo para a gestação e o parto. A fisioterapeuta, Talita Teixeira, atua na saúde da mulher desde 2018. Dentre suas especialidades, estão: ciclo gravídico, puerperal (corresponde ao pré-natal, parto e pós-parto), disfunções sexuais, dor pélvica, tratamento para incontinência urinária e prevenção de disfunções do assoalho pélvico.


Segundo Talita, quando a mulher está pensando em engravidar, é importante ter em mente que ela precisa pensar na qualidade que quer ter durante e após a gravidez. “A fisioterapia pélvica traz inúmeros benefícios. Além de auxiliar na conscientização corporal e perineal, identifica possíveis alterações já existentes e desenvolve um protocolo de acompanhamento para preparar o corpo para as modificações decorrentes da gestação.”


Durante o processo da gravidez, a mulher sofre diversas alterações no corpo que são necessárias para o desenvolvimento do bebê. “Iniciar o acompanhamento especializado logo no início da gestação ajuda a prevenir alterações como: desconfortos, dores e limitações nas suas atividades do dia a dia. Além desse cuidado geral com o corpo, é indicado que a gestante faça um trabalho específico pensando também no cuidado com a respiração, com região abdominal e com a musculatura do assoalho pélvico, devido à sobrecarga intensa nessas regiões durante o processo gestacional.



Pós-gestação

A orientação é que a puérpera passe por uma reavaliação para receber orientações sobre alguns cuidados diários. “Além de exercícios e técnicas manuais, contamos com ótimos recursos que auxiliam no reequilíbrio corporal, entre eles, podemos destacar a radiofrequência, que tem objetivo de estimular colágeno, e também o LED azul, que auxilia na hidratação da mucosa vaginal. A laserterapia também é uma ótima aliada no cuidado com a cicatriz de cesárea e laceração perineal para aliviar a dor e auxiliar o processo de cicatrização”, esclarece Talita.


Outro diferencial é que o espaço também oferece alguns cuidados para as mamães que estão amamentando. “A amamentação é um momento muito especial para a mulher, mas tem sido um desafio, principalmente para as mães de ‘primeira viagem’. É muito comum as mulheres sofrerem com pega incorreta ou como o bebê abocanha a mama, candidíase mamária e ingurgitamento mamário, sendo essas algumas das situações que geram dor e podem causar lesões. A laserterapia é uma importante aliada e quando associada a correções e orientações, possui ótimos resultados em pouco tempo, tornando esse momento prazeroso e cheio de amor, como esperado.”


Por fim, é importante falar sobre o cuidado com a diástase abdominal, que é o afastamento das bordas musculares dos retos abdominais que acontece devido ao crescimento da parede abdominal para acomodação e desenvolvimento do bebê. É um processo natural que acontece na gestação, porém o principal cuidado é entender e aprender a estabilizar essa região desde a gestação, prevenindo, assim, que essa abertura seja maior do que o esperado e sobrecarregue outras regiões. O tratamento é baseado na conscientização, com exercícios que englobam respiração, postura, ativação correta da musculatura abdominal e assoalho pélvico e orientações sobre os cuidados com o bebê e nas rotinas diárias. Associar a radiofrequência tem sido um ótimo recurso para estimular o colágeno e, como consequência, a melhora da função muscular. “A gestação é um dos momentos mais importantes para uma mulher, com isso, oferecemos o que há de melhor em serviços, para que as futuras mamães tenham uma gestação tranquila”, finaliza Talita.



Talita Marques Teixeira Leal

Fisioterapeuta - CREFITO-3: 220618-F

Aperfeiçoamento em Uroproctoginecologia (FAMERP)

Especialização em saúde da mulher (UFSCar)


Rua Adib Buchala, 347 - Vila São João

São José do Rio Preto/SP

Contato: (17) 98132-3321


Comments


bottom of page